Nas minha leituras matutinas, deparei com um projeto da FAPESP que, pelo título, achei interessante. Uma rápida olhada no site, descubro que é na verdade uma história de terror: QUEREM IMBECILIZAR AINDA MAIS O BRASIL!
Reproduzo os três primeiros parágrafos, expresso minha indignação no final:
Leitura facilitada
31/8/2009
Por Jussara Mangini
Agência FAPESP – Dois protótipos de ferramentas computacionais foram criados pela equipe do projeto PorSimples. O primeiro, chamado Facilita, visa a simplificar a linguagem de textos em português disponíveis na internet e, com isso, facilitar a compreensão das informações para crianças e adultos em processo de alfabetização ou pessoas com algum tipo de deficiência de leitura.
O segundo, o editor Simplifica, é destinado a produtores de conteúdo (escritores, professores, webmasters, jornalistas, por exemplo) que desejam criar textos simplificados adequados ao mesmo público.
Coordenado por Sandra Maria Aluísio, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos, o trabalho consiste em reduzir a complexidade linguística dos textos, substituindo palavras raras (menos frequentes) por palavras mais usuais ou dividindo e reorganizando orações longas e complexas, entre outras adaptações.
.......
PUTA QUE O PARIU! Quando um texto de uma instituição científica precisa explicar o que são "palavras raras", temos de concordar que a imbecilização é geral! E irão "adaptar" Camões para a linguagem "dos mano". Para que eu quero descer!
Esta aqui, no site da FAPESP: http://www.agencia.fapesp.br/materia/10992/leitura-facilitada.htm
--
Murillo
Sent from Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário